Compostagem doméstica

Compostagem doméstica é a prática de criar terra em casa a partir dos restos alimentares crus. Fechamos o ciclo devolvendo para Terra o que colhemos. Reduzimos o volume de lixo gerado para coleta pública e lixões da cidade. E de presente recebemos uma terra de boa qualidade para cultivar nossos brotos, adubar nossas plantinhas e hortinhas de temperos.
Ouvi da Cristina, participante das nossas oficinas, um depoimento muito especial e venho compartilhar com você! Ao longo de 4 meses de oficinas semanais de Educação Ambiental através da Alimentação Viva ela vem fortalecendo o hábito da compostagem doméstica.

Moradora de uma área distante da rota da coleta pública, ela transporta rotineiramente o lixo gerado na casa para um lugar adequado no bairro, o que permitiu constatar a redução de 70% do volume de lixo produzido pela família.

Escolheram adotar várias técnicas de compostagem ao mesmo tempo, desde a lata fechada até a compostagem aberta de quintal para onde vão todas as sobras de alimentos crus da cozinha.

A redução se deve também a diminuição do consumo de alimentos processados e suas embalagens. Resultado do processo de mudança alimentar da família. Conta ela que houve uma leve introdução de saladas na dieta do seu marido, uma adesão de 50% de alimento vivo pelo filho adolescente e da adesão da dieta Viva (100%) pela Cristina.

Animados com os resultados, mãe e filho passaram a cuidar ainda mais do lixo seco, dedicando mais atenção para o re-aproveitamento de materiais nos trabalhos da escola e no dia a dia!

Adoro essas notícias verdes vivas, e vc?

Postagens mais visitadas